29 julho, 2009

FERRAMENTAS BÁSICAS PARA SCRAPBOOKING

Resolvi colocar no meu bloguinho, algumas dicas para quem esta iniciando no scrap e está completamente perdido na arte!!!!! Principalmente para quem mora longe dos grandes centros, pode comprar pela internet. Ana Carla, essa postagem vai pra você.

Estilete, base de corte, régua de alumínio, lápis macio, borracha macia, tesoura de precisão, tesoura normal, cola acid-free, dupla face, fita banana, papel acid-free, canetas acid-free, lenço humidecido.

Primeira ferramenta e mais importante é a
1 - Cola para Scrapbook , Totalmente ACID & LIGNIN FREE.


2 - Tesoura de precisão: corte somente papel com ela, para que ela não perca o fio. E recortar a fita banana NEM PENSAR!!!! Porque a cola gruda na tesoura e faz uma eca, na lâmina!!! A tesoura pequena é melhor para recortar papéis, a grande para corta tecidos.

Tesoura - EK Sucess - Cutter Bee. Um poco mais cara, mas é ótima.


Tesoura - TEC - Arte & Hobby - Anti-Aderente

3 - Base de corte A3- 300x450mm. Tem até tamanho A2 - 600x430mm.
Para proteger sua mesa de trabalho, assim como seu material e ferramentas (principalmente o estilete). As bases de corte possuem marcações para facilitar nas medições. Não tenham pena de cortar a base, porque é pra ela ser usada mesmo, sem pena.



4 - Régua de metal 30 cm.
Essencial para ser usado com o estilete, de forma a conseguir um corte preciso e para cortar a fita banana.


5 - Fita adesiva
São ótimas para colar as fotos no papel, prender as linhas, cordões. É bom sempre ter um estilete pequeno simples ou usado mesmo, para levantar a pontinha da fita que fica grudada no papel.



6 - Fita banana
Ótimas para dar volume nos projetos. É bom ter sempre uma tesoura mais velha para cortar fita, porque ela é grudenta e fica uma espécie de cola na lâmina. A tesoura de precisão nem pensar, além dela ser cara, pode estragar. Use um estilete normal para cortar a fita sobre a base de corte.

7 - Estilete com ponta angular.
Muito usado para cortar o papel, sobre a placa de corte. Dê preferência para o de cabo emborrachado, porque ele dá mais firmeza pra mão.



8 - Caneta (tinta de pigmento, tipo nanquin, acid-free, archival-quality).
Para escrever nos projetos (journaling), você poderá usar para retocar os enfeites de sua página. Caneta: Uniball Signo e Zig. A da Stabillo, não é acid-free. canetas naquim tb servem.


9 - Lenço umedecido
Pode ser de qualquer marca. Ele é muito bom para limpar as mãos e ferramentas.

10 - Lápis ou lapiseira
Dê preferência ponta macia, lápis n. 2 HB OU B. Lapiseira ponta 0,7 ou 0,9 TB HB, por que mais macio esse grafite. Elas não marcam o papel, são ótimas para traçar linhas guias.

11- Borracha macia
Para não deixar manchas no papel.

12 - Carimbeira
Iria colocá-la nas ferramentas intermediárias, mas acho que um trabalho sem a carimbeira fica parecendo colagem. O efeito de sombra, envelhecimento que ela produz, valoriza muito o projeto.




4 comentários:

  1. Fabi querida,você não sabe como me ajudou com suas dicas maravilhosas...eu chego nas lojas e fico perdida,não sei por onde começar a comprar.
    Beijocas!!!
    P.S.: Seu blog está cada dia mais fôfo, continue colocando dicas...isso é muito importante!!!
    Cunhada

    ResponderExcluir
  2. Post legal Fá,adorei as dicas,valeu...
    bjs

    ResponderExcluir
  3. Oi! Adorei o post... É sempre complicado pensar no que é básico quando se está começando... Não vivo sem a minha cutter bee, não tem como explicar a diferença que ela faz, só usando!!! Fita banana também é tudo de bom... Estou num momento carimbos, hoje eu diria que é fundamental - rsrsrs
    Bjs, obrigada pelas dicas!!!

    ResponderExcluir